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Smarketing: saiba como alinhar sua equipe de vendas ao marketing e quais são os benefícios

16 de dez

Você já pensou em alinhar a sua equipe de vendas/comercial com o marketing? Essa é uma estratégia que pode dar muito certo para o seu negócio, mas é necessário bastante comunicação para funcionar. 

Chamada de “smarketing” (da junção de sales, ou seja, vendas em inglês, e marketing), essa integração visa organizar os conceitos e ações de ambos os setores para alcançarem resultados mais efetivos. 

Por isso, trouxemos os principais benefícios dessa união e algumas dicas de como implementar na sua empresa! Dá uma olhada ali embaixo! 

 

 

Benefícios para sua empresa 

 

  1. 1. Possibilita conhecer seu cliente

Para obter uma venda de sucesso, é fundamental conhecer o seu cliente. Será que ele está procurando pelo seu tipo de negócio em sites de busca? Ou vale investir em estratégias offline? Quais são as principais dúvidas? O que não está funcionando? 

Com tempo, pesquisa e muita conversa, você terá essas informações vindas do marketing bem como do comercial, que assim poderão ser compartilhadas para ajudar a pensar nas melhores soluções a serem ofertadas aos clientes e garantir atendimentos mais satisfatórios

 

  1. 2. Melhora a imagem do seu negócio

Uma equipe bem alinhada reflete em discursos e direcionamentos iguais. Imagine se um possível cliente vê um anúncio nas redes sociais da sua empresa e, quando entra em contato para efetivar a compra, recebe informações completamente diferentes... com certeza, isso não é bom! 

Se tudo estiver previamente organizado, não haverá desentendimentos. 

 

 

  1. 3. Aumenta suas vendas

Em seu blog, a HubSpot reuniu alguns dados sobre smarketing no qual mostra que 87% dos líderes de vendas e marketing afirmam que a colaboração entre essas equipes resulta no crescimento do negócio. 

Se você não une as ações dos dois setores, você provavelmente está perdendo grandes oportunidades. Por isso, essa prática pode te proporcionar mais vendas, além de aumentar as chances de fidelização dos seus clientes. 

 

Mas como colocar essa união em prática? 

 

Conhecendo as vantagens do smarketing, você deve querer implementá-lo o quanto antes, certo? 

Antes de tudo, priorize a comunicação! Reúna ambas as equipes e converse para entender os maiores desafios. Faça isso com frequência para todos estarem cientes dos processos e compartilharem informações, avanços e dificuldades. 

Busque definir metas e interligar os objetivos do marketing e vendas, e faça com que exista uma contribuição mútua. Por exemplo, a construção da buyer persona (representação do seu cliente ideal), que geralmente fica sob responsabilidade do marketing, pode ser muito bem auxiliada pela equipe de vendas, já que ela possui um contato direto com o público. 

Além disso, use sistemas de gestão e controle para integrar as informações sobre os clientes, fazendo com que todos tenham acesso rápido e fácil. Não esqueça de acompanhar os resultados e verificar se os objetivos estão sendo alcançados. Assim, será possível saber se algo deve ser modificado, ampliado, etc. 

 

 

Agora que você já conhece os principais benefícios e sabe como começar, aproveite para compartilhar essas informações com sua equipe e colocar as dicas em prática!