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Marketing 4.0: por que sua marca deve estar conectada?

05 de mai

Você já pensou em como a internet tem nos influenciado enquanto consumidores?  

Bateu a fome? “Olha essa receita incrível no site”. Gostou desse sapato? “Veja as opiniões nos comentários”. O seu sonho é ter um carro zero? Então, “confira as novidades do mercado clicando nesse link.” 

Um estudo realizado em 2019, pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), revela que 3,9 bilhões de pessoas estão conectadas à internet. Esse número representa mais da metade da população mundial. E é por isso que as marcas estão cada vez mais preocupadas com esse meio.  

Philip Kotler, conhecido como o “pai do marketing”, definiu essa revolução digital com o termo “Marketing 4.0”. Se você tem uma empresa e ela não está conectada com seus clientes, não se preocupe. A seguir você confere algumas dicas de como acompanhar essas mudanças. 

 

Esteja online 

As pessoas possuem perfis em diversas redes sociais. Identifique a linguagem ideal para cada plataforma e apresente-se nesses canais. Facilite o acesso aos seus produtos ou serviços, e crie conteúdos interessantes e úteis em um site próprio. 

Lembre-se de economizar energia, tempo e dinheiro, verificando exatamente onde está o seu público. 

 

Construa personas 

Você sabe quem é o seu cliente? O que ele gosta, as motivações, necessidades? Procure conhecê-lo e construa uma persona, ou seja, um personagem com as principais características das pessoas que você quer alcançar. 

Com essas informações, você terá uma comunicação mais eficiente e pessoal com o consumidor, podendo se aproximar e auxiliá-lo da melhor maneira. 

 

Invista nos advogados da marca 

O que faz o seu cliente ser fiel à sua marca? Muitas vezes, apenas a qualidade do produto ou serviço prestado não são garantias que ele voltará. Por isso, pense em experiências marcantes e satisfatórias que estimulem a pessoa a repercutir isso para os próximos. 

Uma campanha divertida ou um pós-venda diferenciado podem ser boas soluções. 

 

Não se esqueça do offline 

Por mais que esse texto tenha um foco na internet, o Marketing 4.0 também é sobre sua marca integrar o on com o off. As pessoas ainda valorizam as experiências pessoais e algumas, por exemplo, até preferem comprar em loja física. Por isso, não crie limites. 

 

Mas como chegamos ao Marketing 4.0? 

O primeiro estágio, o Marketing 1.0, iniciou com a Revolução Industrial no século XVIII. Nessa época, praticamente não existiam adversários na venda. Então, o foco estava no produto e suas características. Com o tempo, outras empresas surgiram, acirrando a concorrência. Rádio e televisão se popularizaram e as pessoas começaram a comparar preços. Dessa forma, criou-se uma preocupação com a identidade da marca e a preferência do consumidor, nascendo assim o Marketing 2.0. 

Apenas nos anos 2000 é que mudamos para o 3.0. Foi nesse momento que as os consumidores passaram a serem vistos como seres humanos. Agora, as próprias empresas são mais humanizadas, considerando as particularidades e valores de cada cliente.  

É importante ressaltar que o Marketing 4.0 não veio para substituir o anterior. As tecnologias que acompanham esse novo movimento chegaram para entender e aproximar ainda mais a marca com o ser humano. 

E aí, como está se posicionando sua marca neste novo momento da comunicação?